O teste A/B em Inbound Marketing é uma estratégia bastante usada no relacionamento com o lead, isso porque a intenção de qualquer empresa é converter um lead em cliente, ou seja, em um comprador. Nesse sentido o teste é um aliado da conversão.
Quem trabalha com e-mail marketing para vendas e pós-vendas sabe a importância em se criar uma forma de comunicação que atinja e envolva o lead, fazendo com que ele dê atenção ao texto e feche uma compra, ou baixe um app, leia um livro, enfim, tudo depende da ação que você quer.
Mas independente do seu CTA, o teste A/B em Inbound Marketing precisa ser feito com uma certa frequência para que se alcance o resultado desejado. E, não pense que o teste é algo exclusivo do e-mail marketing.
O teste A/B deve ser realizado em qualquer plataforma, porque toda comunicação precisa ser colocada em prova independente de onde ela seja vinculada. Por exemplo, você pode criar campanhas diferenciadas no Facebook ADS , Google ADS, landing page, redes sociais como Twitter, Instagram, WhatsApp, etc., mas todas elas precisam ser aperfeiçoadas.
Você pode e deve criar uma comunicação diferente para testar os resultados de cada uma, é claro que nesse processo você precisa considerar a persona, mas, assim como a vida, as coisas são complexas e instáveis, logo o que dá muito resultado hoje pode não dar amanhã.
Por isso, vamos esclarecer neste artigo alguns pontos importantes na elaboração do teste A/B em inbound marketing, preparamos um conteúdo bem legal que tem um tempo de leitura estimado de 10 minutos. Para facilitar, nós dividimos o texto em temas:
O teste AB é uma maneira de testar a eficiência do seu projeto. Se você pretende fazer um anúncio no Instagram e quer um ótimo ROI (retorno de investimento), então você precisa conhecer seu público e testar o que será mais atrativo para ele.
Isso se faz criando duas ou mais formas de anunciar o mesmo produto, você escolhe:
Enfim, você fará um teste para testar qual apresentará um maior resultado. O melhor será usado com mais frequência.
Isso dará chances de aperfeiçoar suas campanhas e até mesmo aumentar o relacionamento com seu público, por isso, o teste AB em Inbound Marketing vai muito além do e-mail, afinal a comunicação é a alma do negócio, certo?
O teste A/B em Inbound Marketing não existiria sem uma boa comunicação, aliás, poderia até existir, mas seus resultados seriam bem ruins. Então, este é um sinal forte de fracasso de campanhas de e-mails marketings, links patrocinados, produção de conteúdo para blog e todo o resto.
Digo isso, pois a comunicação é essencial para o homem. Já pensou como seria uma sociedade sem interação, sem troca de informações, sem a língua e a linguagem?
Não dá para pensar, isso é inimaginável, é impossível, porque toda vida animal, humana ou não, se dá por meio da linguagem. Nós aprendemos a nos comunicar de forma espontânea.
Ou seja, é algo tão preciso que afeta o cotidiano de todos. Já na Grécia antiga, os filósofos se preocupavam com a linguagem, o texto mais famoso sobre o assunto é o diálogo de Crátilo com Platão sobre o problema da convencionalidade do signo. Enfim, temos milênios de estudo e até agora o assunto não foi esgotado.
Com isso, é possível perceber o quão importante é a comunicação na vida de todos nós. E não é diferente nos negócios. Portanto, se você quer sucesso domine a comunicação, saiba falar com sua persona.
O teste A/B em inbound marketing visa exatamente isso, aperfeiçoar a comunicação para obter sucesso, para aumentar as vendas, para encantar o cliente… Todas as estratégias de inbound marketing passam pela comunicação bem feita.
Agora que você já dá a devida importância à comunicação, vamos ver onde usá-la e como usá-la para fazer um teste A/B que dê resultados.
O teste A/B em inbound marketing deve ser feito em todos os processos possíveis, pois vimos que acima que a comunicação é essencial para alcançar melhores resultados na estratégia de marketing digital.
Claro que cada negócio exige um tipo diferente de abordagem, além disso, algumas estratégias dão mais importância ao teste A/B. No fim das contas o que queremos é aumentar a geração de leads e a taxa de conversão, certo?
Tem coisas que uma simples mudança do call to action (CTA) já dá resultados excepcionais. Abaixo haverá algumas opções de onde é possível fazer o teste A/B, mas você não precisa fazer se não faz sentido para o seu negócio neste momento. Vamos lá?
As duas versões, ou mais, de testes A/B podem ajudar nas seguintes estratégias de marketing de conteúdo:
e-mail marketing
Fazer teste A/B no e-mail marketing é uma atitude muito inteligente. Se você tem uma boa lista de e-mails é possível criar grupos e disparar conteúdos personalizados com estratégias diferentes. Depois medir os resultados de abertura, cliques e conversões.
Por exemplo, 35% das pessoas consideram o assunto do e-mail antes de abri-lo, então, pode ser que a baixa taxa de abertura dos seus e-mails tenha um único motivo: o assunto.
Logo você pode aproveitar o teste A/B em inbound marketing para formar grupos que receberão o mesmo conteúdo, mas com o assunto diferente. E, assim, saber qual é o melhor assunto de e-mail. Depois de testado com esses pequenos grupos você pega o melhor e dispara para sua lista.
links patrocinados
Os links patrocinados são uma parte importante para quem deseja resultados mais rápidos que os orgânicos, principalmente dentro das estratégias do inbound marketing para pequenas empresas.
E, por isso, para potencializar seus resultados é preciso fazer teste A/B. Isso é possível tanto no Facebook ADs como no Google ADs. Você pode montar campanhas diferentes com pequenos grupos e o que entregar melhor resultado aplicar para todo o público desejado.
Você sabe que a criação de campanha no Facebook ADs possibilita uma personalização absurda, se sua persona está nesta rede social você pode ter resultados muito bons, bem direcionados e por um valor bem acessível.
Logo, fazer o teste A/B irá aperfeiçoar o contato da sua marca ou produtos com sua persona e isso possibilita ações bem direcionadas que dão excelentes resultados.
landing pages
Fazer teste A/B em inbound marketing é uma possibilidade bem ampla, por exemplo, você pode fazer teste em landing pages. Assim como email marketing e os links patrocinados a página de apresentação do produto ou serviço só dará bons resultados se for muito bem pensada e construída para persona. O direcionamento de todo conteúdo como:
CTAs
Esses pontos são fundamentais para o sucesso da landing page, mas para chegar a linguagem certa, as cores corretas, as imagens adequadas, os títulos e os CTAs é preciso mais que um estudo da persona, é preciso experimentar possibilidades.
É neste momento que entra o teste A/B. Tudo bem que uma landing page dá bem mais trabalho e exige mais processos que um texto de email, então fazer duas ou mais pode não ser o ideal, mas tudo depende da sua estratégia de negócio, do seu produto e do retorno que terá.
Se seu produto tem uma boa margem de retorno e se sua empresa tem ele como base, logo investir em teste A/B de landing page poderá te dar um retorno muito grande. Pense bem.
marketing de conteúdo
Por fim, temos o marketing de conteúdo, esta parte do inbound marketing é focada tanto em resultados orgânicos como em resultados patrocinados, porque afinal de contas tudo é conteúdo, concorda?
E, para termos um bom conteúdo é preciso conhecer a persona a quem você está se dirigindo, sem isso, seu conteúdo será só mais um perdido por aí.
Então, saber como atingir as pessoas com um conteúdo relevante e bem direcionado é fundamental para obter ótimos resultados. Você já deve ter percebido que agora é o momento de falar sobre o teste A/B em inbound marketing, certo?
Então é isso, você pode e até deve construir conteúdos personalizados para as redes sociais da sua marca, principalmente se você estiver no início e não conhecer bem sua persona. Para adequar bem o tipo de conteúdo e a linguagem é preciso realizar teste A/B.
Já sabemos que quem quer um melhor resultado de conversão e deseja melhorar seus lucros precisa fazer teste A/B em inbound marketing, não uma ou duas vezes, mas sempre que for lançar um produto, um e-mail ou outros conteúdos.
Essa frequência precisa ser otimizada, concorda? Porque tempo é dinheiro, então quanto unir rapidez e qualidade é tudo que qualquer empresa precisa.
Por esse motivo, indicamos abaixo algumas ferramentas que poderão te ajudar a fazer testes A/B de forma rápida e eficiente. Confira:
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita, por isso, iniciamos as dicas para fazer teste A/B em inbound marketing com ela. Nela você tem acesso a quase todos os dados necessários para fazer um bom teste.
Porém, a desvantagem é que para tirar todo proveito da ferramenta é preciso saber usá-la muito bem. Isso não é uma tarefa muito simples, por este motivo, muitas empresas contratam profissionais específicos para trabalhar com o Analytics.
Além disso, se houver alguém que domine a ferramenta na sua equipe, você pode considerar em assinar um pacote mais completo e tirar ainda mais proveito dela com o Google Analytics 360.
Se quer conhecer mais ferramentas que poderão te ajudar com os testes A/B, acompanhe:
Muita gente sabe, e você também, é claro, que a experiência mobile é uma das principais preocupações atuais do marketing digital como um todo, os números de usuários de smartphones não para de crescer, assim como compras e consumo de conteúdo por meio deles.
Por isso, quem quer sair na frente precisa entregar a melhor experiência no mobile e a ferramenta Apptimize pode te ajudar com isso. Ela é especialista em teste A/B para dispositivos móveis.
Com ela você pode criar conteúdos para várias plataformas, fazer atualizações facilmente e obter dados sobre seu conteúdo, permitindo que você faça os ajustes necessários para obter os melhores resultados.
Você já deve ter ouvido falar das maravilhas que a machine learning oferece ao mercado digital, físico, online e offline. As máquinas estão cada vez mais inteligentes, elas são programadas para aprender cada vez mais sobre nós.
Esse conhecimento é adquirido por observação. A inteligência artificial permite que as máquinas aprendam padrões de comportamentos online, possibilitando muito coisa boa, principalmente para nós da área de marketing.
Pois bem, agora você pode contar com machine learning para fazer seu teste A/B em inbound marketing com a ferramenta Evergage.
A AB Tasty é uma ferramenta barata, fácil de mexer, bem intuitiva e com bastante recursos para um bom teste A/B.
Ela oferece mapa de calor, um recurso onde é possível saber onde no site o cliente mais ficou vendo/lendo, ou seja, o que mais chamou a atenção dele. Além de oferecer relatórios, fluxos e até teste de funil.
E ainda por cima a plataforma tem um editor bem agradável com uma função de arraste e solte bem fluída que facilita muito todo o trabalho de teste.
Se seu site foi desenvolvido em wordpress a ferramenta Nelio AB Testing é considerada o melhor plugin para WordPress. Nele você pode gerenciar, configurar, ver mapas de calor e resultados sem sair da plataforma onde foi desenvolvida o seu site. Tudo com muita facilidade.
As ferramentas VWO e Optimizely são bem parecidas por isso as coloquei juntas, a diferença é que VWO possui pacotes de preços um pouco mais atraentes. Mas tudo depende dos recursos que você deseja.
Em termos de configurações e funcionalidades são quase as mesmas coisas e são bem completas para que deseja fazer um bom teste AB. Então, neste caso vale a pena testar cada uma e escolher a que mais for adequada a sua equipe, se isso for possível para você.
Lembra que nós falamos a importância de se fazer teste A/B de landing page? Então, a ferramenta Unbounce é especializada na melhora desta página. Sabemos que uma landing page bem feita pode aumentar exponencialmente as conversões de leads em clientes.
A Unbounce é uma ferramenta bem simples e que pode te ajudar muito na construção de uma landing page que converte, então se você deseja aperfeiçoar a conversão dos seus leads em clientes ou até mesmo captar novos leads, esta ferramenta é ideal para você.
Ela não é tão completa quanta as outras, mas seu foco compensa um pouco isso. Confira.
Para finalizar, a ferramenta Adobe Target é uma opção corporativa bem personalizada para empresas, ela te dá dicas de teste A/B em inbound marketing baseadas nos dados e comportamentos dos seus clientes.
A interface dela não é tão intuitiva quanto a AB Tasty ou VWO e Optimizely, mas seu ponto forte é sua função de auto ajuste, que se ajusta de forma automática ao comportamento dos visitantes em tempo real. Por isso, a Target é a plataforma mais utilizada pelas grandes corporações.
Agora é só você visitar os sites e ver qual te atende bem, se você não entende muito bem e não tem tempo para aprender como manusear e construir testes A/B, você pode terceirizar o serviço contratando uma agência de inbound marketing como a Tendency.
Neste artigo você pode conhecer um pouco mais sobre como funciona o teste A/B em inbound marketing, os benefícios que ele pode oferecer aos seus negócios e onde é possível realizar os testes.
Além disso, você viu 8 ferramentas que podem te ajudar muito nessa empreitada, agora está nas suas mãos.
Se deseja obter sucesso com inbound marketing é preciso investir tempo para adequar seu conteúdo a sua persona Lembre-se que nas estratégias de marketing digital a experiência do cliente faz toda diferença.
Todas as empresas que obtiveram sucesso foi porque investiram bastante na experiência do usuário. Por isso, não meça esforços em conhecê-los e em realizar teste A/B para adequar seu conteúdo.
Fazendo isso, seus resultados não serão mais os mesmo, eles vão melhorar bastante. Outra coisa importante no processo de conversão do lead em cliente é a preservação desse cliente.
Então, o teste A/B em inbound marketing também deve ser feito após a venda. Para entender mais o porquê, leia nosso artigo: Email Marketing para Venda e Pós-Venda.
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