O que é preciso saber sobre criação de sites para estar bem posicionado no Google?
O Google está entre as principais marcas mais valiosas do mundo e com toda certeza ele não é um simples buscador como o conhecemos.
Para você ter ideia da dimensão , da monstruosidade, da popularidade desse mecanismo de busca, olha só: são feitas mais de 70.000 pesquisas no Google a cada segundo. São quase 227 milhões por hora e cerca de 5,4 bilhões de pesquisas no Google por dia.
É meus amigos, a internet é um poço repleto de oportunidades que ajuda negócios a se posicionarem melhor no mercado todos os dias, através de estratégias e técnicas de SEO que são os principais métodos utilizados para ajudar seu negócio a 1ser descoberto pelo público nesse universo.
E é sobre isso que vamos falar hoje, sobre como a criação de sites profissionais pode contribuir para o crescimento do seu negócio e como fazê-lo da maneira correta para que você não seja penalizado pelo maior buscador do mundo: o Google.
Então, vem com a gente!
Talvez você ainda não tenha percebido, mas não estar na internet nem é mais uma opção, por isso a criação de sites é importante.
Lembra dos 4 P’s do marketing?
A praça é o local de distribuição do seu produto ou serviço, é onde você estabelece a sua base de operação e convenhamos precisa ser num local com boa visibilidade, onde todas as pessoas possam encontrá-lo.
Não adianta você ter um bom produto, preço acessível, mas as pessoas não conseguem chegar até você e é aqui que surge a importância de saber definir bem o espaço, a localização para o seu negócio e essa decisão está apoiada onde o seu público está.
E na internet existem diversas possibilidades de criar esse espaço. Você necessariamente nem precisa de um local físico, mas lembre-se que é importante definir o seu objetivo para entender qual tipo de praça (espaço) será adotada para promover o seu produto ou serviço.
Vamos conhecer as possibilidades de colocar o seu negócio na internet?
Então, você pode estar na internet promovendo o seu negócio através das redes sociais, de um e-commerce, do Google meu negócio, de um blog, de um site profissional…
Nenhuma dessas opções exclui as demais, na verdade se você busca fortalecer e disseminar o mais rápido possível a sua ideia e construir uma base sólida, ou seja, ter uma audiência, um público-alvo fiel, utilizar meios de comunicação em conjunto faz toda a diferença.
Considerando que a internet tem 4,66 bilhões de usuários ativos, o número de usuários do Google em todo o mundo são, em média, de 4 bilhões.
Você com certeza utiliza a ferramenta para pesquisas sobre restaurantes nos lugares que viaja pela primeira vez, busca por serviços, procura por produtos, por hotéis, enfim.
“Qual é o nome daquele…” vai no Google. Surgiu uma dúvida? Vai no Google.
Você precisa estar lá também.
Se o Google é o buscador mais utilizado no mundo, isso significa que há muita atenção voltada para essa ferramenta e isso é uma grande oportunidade para quem quer investir na criação de sites.
Há diversas maneiras de impulsionar o crescimento do seu negócio pela internet, existem estratégias que são implementadas para gerar os melhores resultados possíveis de acordo com o que você deseja.
É possível aumentar o tráfego no seu site organicamente ou através de anúncios se você busca resultados mais rápidos.
O tráfego orgânico é feito através de boas técnicas de SEO, é através da produção de conteúdo com palavras-chave bem definidas que geramos um bom posicionamento do seu site no Google.
Ou seja, quanto melhor for o posicionamento, mais no topo da lista de pesquisa você estará.
E o tráfego pago é feito através de anúncios, você paga para que o site apareça nas melhores posições.
Portanto, a criação de sites é sim uma solução essencial para torná-lo visível aos milhões de brasileiros que utilizam essa ferramenta de busca.
Mas além disso, é uma estratégia para se blindar de crises, a exemplo a pandemia do covid-19 que fechou diversos empreendimentos. Estar na internet é uma maneira muito simples, mas objetiva de fazer com que seu negócio continue crescendo ainda que em épocas difíceis.
Tenha sempre um planejamento bem definido e conte com cartas nas mangas para contornar o mais rápido possível as adversidades. Acredite, o mercado digital decolou nesses últimos dois anos e você ainda pode pegar carona.
Leia mais sobre marketing digital em tempos de crise e saiba o que fazer.
A criação de sites também é uma ferramenta que cria iscas para atrair leads e melhorar o posicionamento da sua marca tanto no mercado. Essas iscas podem ser através de palavras-chave, anúncios, feedbacks de clientes, enfim.
O site é uma ferramenta que leva o cliente até você.
Quanto melhor for o seu trabalho na loja física ou na loja virtual, seus consumidores utilizarão os canais digitais, as redes sociais para compartilhar e indicar os seus serviços ou produtos.
Então perceba a importância da construção do site, deve ser bem estruturada, pensada de fato para o que você deseja proporcionar para o seu público.
Melhorar o posicionamento da sua marca no mercado significa oferecer qualidade, mobilidade, ou seja, compatível tanto no desktop quanto no celular ou tablet, além da agilidade, é claro.
Esteja à frente dos seus concorrentes e ofereça aquilo que eles não cumprem bem, há três pilares que você pode focar.
É o básico.
Se adapte aquilo que o seu público pede e esteja presente onde ele está. Atrair leads é a maneira mais fácil de construir uma base sólida de clientes, mas bons leads, por isso leia também 5 dicas para atrair leads.
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Você pode estar se perguntando o porquê ter um site em pleno 2022 e tudo bem, você não está sozinho com essa dúvida.
Mas, lembre-se das estatística sobre o Google que mencionamos acima e, acredite, a bigtech está investindo pesado para atrair mais usuários para sua base.
Vamos te mostrar outro exemplo típico, a grande maioria das pessoas acreditam que o e-mail é uma ferramenta obsoleta, que é um desperdício de tempo e dinheiro principalmente se utilizado para e-mail marketing, mas aqui vai outra estatística sensacional do Google!
De acordo com estatísticas do próprio Google, o Gmail tem mais de 1,5 bilhão de usuários ativos.
Se você ainda não está convencido que a criação de sites é uma solução que deveria ter sido implementada para ontem no seu negócio, selecionamos as vantagens que a internet pode proporcionar.
Vem com a gente!
Além disso, ter um site ajuda a conhecer melhor o seu público-alvo, assim você consegue sugerir produtos similares, fazer campanhas promocionais que incentivem o usuário a consumir mais, compartilhar com amigos e, principalmente, com esses dados em mãos você fará campanhas e implementará ações que jamais serão ignoradas.
Não perca a oportunidade de surfar essa onda e criar uma base sólida para o mercado enquanto a concorrência ainda está engatinhando.
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Agora que você sabe das vantagens e de como a criação de sites profissionais pode potencializar o crescimento do seu negócio, está a fim de descobrir o que é necessário para estar na internet?
Você descobrirá o que não pode faltar na hora de construir um site e algumas dicas de boas práticas para não ser penalizado pelo maior buscador do mundo que é o Google.
O Google tem algumas regras que devem ser seguidas para que o seu site não sofra consequências e continue escalando rumo ao topo.
Para todos os tipos de site: blog, e-commerce, sites institucionais, landing page, etc., é necessário estar atento ao passo a passo, a tudo aquilo que é inerente também à segurança dos seus clientes e falando em segurança, o último é o mais importante de todos.
Então fique com a gente até o final!
A primeira coisa e a mais importante é garantir que o domínio que você deseja esteja disponível.
O que seria o domínio?
É a URL, ou seja, o endereço do seu site. É através dele que os usuários da internet encontrarão você e poderão pesquisar pelo seu negócio na internet, e faz todo sentido utilizar um domínio que tenha o nome da sua marca, concorda?
Quer ver um exemplo?
Esse é o domínio do site da Tendency Brasil, é assim que você nos encontra. Como saber se o seu domínio para o seu site está disponível e fazer o registro?
Vem com a gente!
1º Passo: Vá até o registro.br
2º passo: Na barra de pesquisa, pesquise pelo domínio que você deseja ter para o seu site, por exemplo, se você procurar por
tendency.com.br, receberá os resultados e a seguinte mensagem: "Domínio não disponível para registro”.
O que fazer se o domínio que você deseja já estiver cadastrado?
Existem diversas categorias de domínios, as mais conhecidas são
.com e o .com.br mas não deixe de conferir os demais, há domínios para segmentos específicos e é bom estar atento a isso.
Então, se estiver pensando em construir o seu site em 2022, você não pode deixar de avaliar os domínios que estão disponíveis.
Sem um domínio, sem site.
Com o domínio em mãos, chegou a hora de tomar a decisão mais importante para o seu negócio na internet: a hospedagem.
A hospedagem é o local onde vai estar o seu site, então, pense assim, se o seu registro(domínio) é seu endereço, a hospedagem é a sua moradia.
É na hospedagem que ficam todo o material, arquivos, imagens, vídeos, enfim, tudo aquilo que o usuário precisa acessar.
Há três tipos de hospedagem (hospedagem compartilhada, dedica e hospedagem na nuvem) e você precisa definir qual é a melhor para o seu negócio, isso deve ser levado em consideração alguns fatores como desempenho, espaço, projeção de visitantes por dia, o tamanho do seu site e é claro o seu orçamento.
Vale ressaltar que várias empresas trabalham com os serviços de registro e hospedagem, então, se você ainda não tem o domínio, pode fazer isso ao contratar a hospedagem e a Tendency faz isso para você, é só clicar aqui.
Agora que você está com tudo pronto, registro e hospedagem, chegou a hora de construir o seu site!
Mas, espera aí, se você não é um programador, não sabe utilizar o HTML, CSS e as inúmeras linguagens de programação que existem, como você vai ter sucesso na criação de sites?
É aqui que entra o construtor de sites, uma facilidade que revolucionou o mercado e está em constante evolução.
Então, você não precisa ter conhecimentos profundos sobre desenvolvimento web e design, porque esses construtores trazem templates que facilitam no momento da construção e isso é super importante porque promove a acessibilidade.
Por outro lado, se você busca desenvolver um negócio com autenticidade, profissional e que definitivamente seja a cara do seu negócio, talvez o construtor não seja sua melhor opção, porque pensa bem, milhares de pessoas utilizam o mesmo template.
Conheça os serviços de criação de sites da Tendency Brasil e tenha um para chamar de seu.
Agora, quer saber qual é o construtor de sites mais utilizado?
Se pensou em WordPress.org, com toda certeza você acertou!
O WordPress é fácil de usar e até tem registro e hospedagem próprios, fazendo com que os sites fiquem sob o seguinte endereço: suamarca.wordpress.com, mas convenhamos que o profissionalismo é mais importante, não é?
Por isso invista em um domínio.
Dica Extra: Não utilize o WordPress.com, há uma limitação de opções no momento que você estiver construindo o seu site ou loja virtual.
Além do WordPress existem outras opções como o Wix, por exemplo.
No entanto, aqui vai outra dica: não perca tempo fazendo o seu próprio site, foque em você e nas áreas mais importantes para o crescimento do seu negócio.
Você pode contar conosco e receber um site extremamente profissional, rápido e personalizado.
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Seções do seu site
Bom, agora que você está prestes a colocar as mãos na massa, é preciso definir o planejamento de construção do seu website, ou seja, quais serão as páginas que serão desenvolvidas?
Tenha clareza sobre o tipo site que você quer construir para não ficar dando voltas.
A seguir listamos as páginas mais comuns que se encontram em boa parte dos websites.
Pensar nessa estrutura é super importante para desenvolver uma arquitetura da informação, é através dessa definição que você cria o mapa do site ou sitemap.
O HTTPS é a forma segura do HTTP, ou seja, os sites com o https têm o tráfego criptografado por um certificado que é o SSL. Os navegadores identificam os sites sem certificação (http) como “não seguros” e com certeza você não gostaria que o seu site estivesse nessa lista.
O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança que cria um link criptografado entre o navegador e um servidor, ou seja, é um certificado digital que identifica a autenticidade de um site, tornando-o criptografado.
É dessa maneira que você garante que o seu site seja seguro para os seus visitantes e clientes.
Além disso, atente-se à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), principalmente se o seu negócio na internet for um e-commerce. Você precisa saber como tratar todos esses dados e mantê-los seguros.
A segurança na internet é extremamente importante para um site fazer sucesso.
Por outro lado, a segurança é requisito para que o Google não penalize o seu website, além de produzir conteúdo com foco em SEO é necessário implementar as soluções de segurança para que o navegador considere-o um bom site.
Otimize o seu site agora mesmo e ganhe performance para alcançar os melhores resultados do Google.
Vamos relembrar o passo a passo para desenvolver o seu próprio sites?
1º Registre um domínio.
2º Escolha uma hospedagem para o seu site.
3º Escolha o construtor de sites ideal, com o qual você tenha mais facilidade e com um bom layout, a indicação aqui é o WordPress.org. Depois disso, defina qual será o template do site.
4º Faça o diagrama das seções do seu website, você pode fazer até mesmo no papel para conseguir visualizar melhor, depois é só partir para o desenvolvimento.
5º Não se esqueça dos certificados de segurança. É necessário que você conquiste a confiança dos seus visitantes e esse é um passo muito importante para realizar isso.
Espera aí, ainda não acabou, vem conferir as tendências para você implementar no seu website!
Falando em criação de sites profissionais, não podemos deixar passar a oportunidade de falar sobre as tendências do desenvolvimento web para 2022.
O foco sempre será o usuário e isso é importante que você entenda, após a construção do seu website, constantemente é preciso otimizá-lo.
A otimização de sites é uma tendência que nunca sai de moda!
Outra tendência muito forte para 2022 e para os próximos anos é o mobile-friendly, a responsividade não pode faltar você quer saber o por quê?
Existem mais de 2,5 bilhões de dispositivos com Android em todo o mundo.
Isso significa que boa parte dos usuários estão conectados à internet através de seus celulares e por incrível que pareça, aqui vai outra estatísticas para convencer você que o mobile-friendly é indispensável!
“Na reta final de 2021, um levantamento apresentado pela Ebanx na última sexta-feira (26) revela que 59% das compras no e-commerce foram feitas pelo celular. O salto frente a 2019 foi relevante: cerca de 15%.” (Fonte: Olhar Digital)
É meus amigos, apostar na responsividade é super importante para garantir que o seu site faça parte desse universo que os usuários de mobile estão inseridos.
Outro ponto importante que também jamais deixará de ser tendência é o carregamento rápido, ter um site que roda rápido gera satisfação instantânea para os clientes.
Afinal de contas, ninguém gosta de ficar num ambiente “pesado”, repleto de informações e imagens sem uma estratégia por trás que causa lentidão e demora anos para aparecer.
E por fim, saiba como funciona o SEO (Search Engine Optimization) para sites, é uma técnica importantíssima para garantir que o seu site esteja nas melhores posições do Google.
Lembra que mencionamos sobre os requisitos que podem causar penalidades no maior buscador do mundo?
Estes quatro pilares principais: otimização, responsividade, segurança e SEO são os primeiros passos para você ter sucesso no Google.
Quer saber como usar o SEO para promover o seu negócio e a sua marca no mercado sem gastar 1 real com tráfego pago?
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Chegou até aqui?
Espero que tenha gostado do conteúdo sobre a criação de sites, compartilhe com seus amigos, se tiver dúvidas escreva aqui nos comentários para que possamos te ajudar!
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